Brasil – Jardim Botânico

O Brasil é conhecido pela sua diversidade de plantas e flores! E, hoje o assunto que vamos abordar é o espaço onde é realizado o estudo e conservação das belezas naturais.

Também é conhecido pela beleza e estrutura dos jardins botânicos. Antes de conhecermos os mais famosos, vamos entender, qual a utilidade desse espaço. Além dos jardins botânicos serem usados como uma forma de lazer, eles também são um local para estudo e é dedicado à coleção, cultivo e exposição de uma ampla diversidade de plantas. Podendo ter coleções de Suculentas e Cactos, Ervas Aromáticas, Plantas e Flores de determinadas regiões do Brasil ou mundo, entre outros.

Então vamos conhecer os principais Jardins Botânicos do Brasil.

  • Jardim Botânico Rio de Janeiro (Instituo de Pesquisas): Foi fundado em 1808 e conta com uma área total de 144 hectares sendo que 57 hectares é aberto para visitação. O local abriga uma coleção viva de cerca de 10 mil exemplares que representam a flora de ecossistemas brasileiros e de outros países. Em cerca de 200 canteiros cultivados 3.396 espécies e também é responsável pela coordenação da Lista de Espécies da Flora do Brasil e pela avaliação de risco de extinção destas espécies.

 

  • Jardim Botânico Curitiba: Inaugurado em 1991 e é dos principais pontos turísticos da cidade. O instituto recebe mais de 1 milhão de visitantes por ano. Área total de 245.000 m² e abriga mais de 310 mil espécies. Famoso pela sua bela estrutura de vidro geométrica. No ano de 2007, foi o monumento mais votado em uma eleição pela escolha das Sete Maravilhas do Brasil.

 

  • Jardim Botânico “Irmãos Villas – Boas”: Inaugurado em 2014 na cidade de Sorocaba. Possui um palacete de cristal, roseiral e um belo orquidário. O instituto adere alguns conceitos sustentáveis, como por exemplo, uso de madeira legalizada, uso e reuso de água, energia solar, entre outros.

 

  • Jardim Botânico de Lajeado: Fundado em 1995. Seu símbolo é o gerivá – árvore comum no Rio Grande do Sul. Em seus 25 hectares, apresenta 480 espécies pertencentes a 71 famílias botânicas.

 

  • Jardim Botânico de Brasília: Criado em 1985, foi o primeiro Jardim Botânico do Brasil com um ecossistema predominante do Cerrado. Possui cerca de 5.000 hectares, dos quais 526 hectares são abertos à visitação com plantas nativas e exóticas, além de uma trilha ecológica com 4.500 metros. Considerado o primeiro Jardim Botânico do Brasil com um ecossistema predominante de Cerrado.

 

  • Jardim Botânico de Salvador: Inaugurado em 2002 e possui uma área de 17 hectares. O espaço abriga mais de 60 mil plantas provenientes de vários biótipos, como Mata Atlântica, Amazônia, Cerrado, Caatinga, Restinga e Manguezal. Foi fruto da transformação do Horto da Mata dos Oitis em jardim botânico, com preocupações ao bioma da Mata Atlântica. O espaço é aberto para visitação e são realizados pesquisas acadêmicas, conservação e preservação das plantas e atividades voltadas para educação ambiental.

 

  • Jardim Botânico Plantarum: Fundado em 2007, em uma área de 10 hectares. Possui um acervo botânico com mais de 3.500 espécies vegetais (plantas nativas do Brasil). São mais de 80.000 m² de jardins temáticos, lagos, bosques, estruturas técnicas e coleções científicas.

 

  • Jardim Botânico de Manaus: Fundado no ano de 2000, ocupa 100 hectares da Reserva Adolfo Ducke, uma área de floresta nativa. Possui uma torre de observação de 42m de altura que permite a visão da floresta acima da copa das árvores, viveiro de bromélias e orquídeas, mais de 3km de trilhas e árvores com mais de 500 anos.

 

Deixe uma resposta