Buque de Noiva

Buque de Noiva

Aprenda o significado e como fazer o seu buque de noiva!

O Buque da Noiva é um dos arranjos mais pensados e sonhados. E, tornou-se um dos itens que completa o visual da noiva.

A palavra buque é de origem francesa originária da palavra Bouquet. O costume da noiva levar um buque, iniciou-se na Grécia Antiga e nessa época o arranjo era constituído por ramos de ervas e alho para atrair os bons fluidos e afastar o mau olhado.

Na Idade Média, as noivas faziam o trajeto até a igreja a pé e nesse trajeto elas recebiam flores de diversos tipos, ervas, temperos para trazer sorte e felicidade e antes de chegarem na igreja, elas já tinham um buquê. Na Europa, o buque começou a tomar uma outra forma tornando-se sofisticado.

Na época Vitoriana, os buques passaram a ser escolhidos pelo significado das flores e na antiga Polônia, acreditava-se que colocando açúcar no buque da noiva; o temperamento da noiva se manteria “doce” ao longo do casamento.

Antigamente as noivas faziam dois buques. Um era abençoado por um sacerdote e preservado em uma redoma de vidro e o outro era arremessado para as mulheres solteiras da festa e a que pegasse seria a próxima a se casar. Esse ritual é mantido até hoje; seja arremessando o buque ou fazendo brincadeiras como o Buque de Fitas que já é tendência.

Com o tempo os ramos de noivas foram substituídos de ervas por flores e ao final da cerimônia a noiva joga o Buque. A sabedoria popular possui diversas crenças para quem pegar o buque: será a próxima a casar ou terá uma vida próspera!!!

Tipos 

  • Buque Redondo: Feito com flores arrumadas em formato redondo. Combina com decotes arredondados e mangas curtas. Evite o uso com vestidos franzidos na cintura ou na cauda.

 

  •  Buque Cascata ou “Cacho de Uva”: Modelo mais sofisticado para casamentos noturnos. A parte de cima do buquê é cheia de flores e a caída é feita com arranjos imitando uma cascata. Combina com modelos de vestidos mais pomposos, vestidos fechados, mangas longas, decotes princesa, quadrado e em “V”.

 

  •  Buque Braçada: Estiloso e pode ser usado por mulheres altas e em versão de tamanho menor pelas damas de honra, enquanto a noiva pode optar pelo redondo ou cascata. É, muito utilizado em casamentos informais e deve ser carregado nos braços. Esse buque fica perfeito com modelos de vestidos justos e sem mangas e até com luvas longas.

 

  •  Buque Única Flor: As noivas que querem fazer um estilo “clean” e o casamento será no campo ou na praia durante o dia; utilizam o buque de uma única flor, como por exemplo: 1 copo de leite, fica perfeito! Esse modelo de buque é muito utilizado com vestidos mais simples, sem alças e de tecidos leves.

Agora que sabemos a origem do Buque de Noiva e os seus diversos formatos. Vamos a a aprender como fazer o seu Buque – DIY.

Escolha as flores de sua preferência. Você pode encontrar dicas de quais flores utilizarem no post: Flores lindas para o casamento. As mais utilizadas são as Rosas, Lírios e Astromélias.

  1. Se você comprar as flores 1 dia antes do casamento é importante cortar o caule na diagonal e deixar as flores em um vaso de vidro com água. Dessa forma, é possível manter a beleza das flores e a durabilidade.
  2. É, importante medir a altura que você quer o buque e tirar as folhas do caule e os espinhos. Você pode deixar algumas folhas na parte de cima do caule.
  3. Junte as flores mantendo o caule bem próximo para que a parte de cima do buquê fique bem preenchido e bonito.
  4. Amarre o caule com uma fita ou elástico. Feito isso é importante medir o tamanho da sua mão comparando com o caule. E, as sobras corte com uma tesouro.
  5. Para finalizar, você pode enrolar uma fita de cetim do seu gosto para passar em volta do caule. Nessa etapa, na primeira passada do cetim cole (cola quente é o mais indicado) e termine de enrolar todo o caule. Terminado de enrolar a fita, cole a pontinha com cola quente.
  6. Para decorar você pode usar pérolas ou algumas pedrinhas de sua escolha!
  7. E, até a saída para a cerimônia, coloque o seu buque dentro da geladeira para conservá-lo!

Espero que vocês tenham gostado dessa dica. DIY – Buque de Noiva

 

 

 

 

Deixe uma resposta